:: Folha Notícia ::

sexta-feira, junho 30, 2006

Google é multado por uso de marca Louis Vuitton...













O Google foi multado, na França, por comercializar em seu site de buscas a expressão Louis Vuitton.

Um tribunal de Paris condenou a empresa de buscas a pagar US$ 377 mil em indenizações à dona da marca de produtos de luxo, além de arcar com custos processuais estimados em 60 mil euros.

A expressão Louis Vuitton era comercializada pelo Google em seu serviço de publicidade. Anunciantes podiam pagar para ter seu link patrocinado relacionado ao lado de resultados de buscas que envolvessem a marca registrada.

A decisão do tribunal de Paris esta semana reforça decisão de fevereiro de 2005 da Justiça local sobre o mesmo caso.

A Louis Vuitton argumenta que lojas que não têm relação com suas operações aproveitam-se da credibilidade e status associados à marca francesa para vender produtos concorrentes em lojas online.

Um porta-voz do Google na França afirmou que o buscador não permite mais que anunciantes comprem palavras-chave em seu serviço de adwords se tais termos forem marcas registradas.
O Google sofreu ações semelhantes por parte de proprietários de outras marcas registradas nos Estados Unidos e outros países da Europa.


Larry e Sergey (Proprietários do Google) não quiseram falar sobre o caso.

quarta-feira, junho 14, 2006


Nova forma de roubo de dados utiliza o Google...

A Universidade de Massey, na Nova Zelândia, publicou um artigo em seu site alertando os administradores web para os riscos da crescente modalidade adotada pelos hackers para o roubo de informações através do popular sistema de busca Google.


Pesquisadores descobriram que o risco de manter em servidores web informações confidenciais ou privadas está cada vez maior, já que o sistema de busca cadastra qualquer página e arquivo encontrado dentro de um servidor na sua base de pesquisa, deixando tais dados acessíveis através de determinadas palavras.

Um software escrito pelos pesquisadores, que realizava cerca de 170 buscas específicas no Google, foi rodado diariamente por três meses, a fim de encontrar informações confidenciais e alertar os administradores de sites da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e República Tcheca.

A descoberta é que qualquer pessoa com um pouco mais de conhecimento é capaz de realizar uma dessas buscas e que a modalidade conhecida como "Google Hacking" possui até tutoriais que podem ser encontrados através do próprio sistema.

Nenhuma empresa teve seus dados divulgados no artigo, mas a instituição anunciou que em seus servidores existem cerca de 50 falhas acessíveis através do "Google Hacking". Para ajudar na resolução do problema a universidade afirmou já estar trabalhando em medidas de segurança que possam ser utilizadas por administradores de sites.

O artigo completo, em inglês, está acessível através do atalho snurl.com/qu6a.

Existe, porém, desde 1994, um protocolo para excluir da varredura de uma aranha de busca determinados itens dentro da árvore de arquivos de um website.

Tal regra é respeitada pelas máquinas de busca mais conceituadas, especialmente pelo Google.

Trata-se da configuração de um arquivo denominado "robots.txt" no diretório raiz do site.
Maiores informações, em inglês, sobre o referido padrão podem ser obtidas na Wikipédia, pelo atalho snurl.com/qvfy. Infelizmente, no entanto, poucos são os webmasters que têm conhecimento deste recurso, gerando a vulnerabilidade mencionada no artigo da equipe de Massey.

domingo, junho 04, 2006

Bom Dia Brasil estréia novo cenário...

O Bom Dia Brasil estará de casa nova, a partir desta segunda, dia 05. Criado pelo departamento de Arte do Jornalismo, dirigido por Alexandre Arrabal, o novo cenário tem quatro ambientes (bancada, lounge de entrevistas, set para comentaristas e set neutro), onde as câmeras trafegam livremente, propiciando maior comunicação entre eles.

O novo espaço ainda permite que a bancada principal seja enquadrada de diversos ângulos, como num palco semi-arena, e não apenas frontalmente como acontece tradicionalmente.
Com a predominância de madeira, o objetivo foi criar para o espectador um visual mais descontraído. Os novos telões, três ao todo, também permitem mais interatividade entre os apresentadores Renata Vasconcellos e Renato Machado e jornalistas em outros estados, além de possibilitar projeção de gráficos ou imagens especiais simultaneamente.

Bom Dia Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, pela Globo.

quinta-feira, junho 01, 2006

Não somos inteiramente humanos, sugere genética de germes...
WASHINGTON (Reuters) - Geneticistas disseram na quinta-feira, depois de examinar o DNA de centenas de bactérias que habitam o organismo do homem, que talvez não sejamos totalmente humanos.

As bactérias são tão importantes para funções como digestão e sistema imunológico que talvez possamos ser considerados organismos realmente simbióticos --ou seja, que têm uma relação de dependência mútua com outra espécie--, segundo artigo publicado na edição de sexta-feira da revista Science.

O estudo de bactérias nativas do organismo humano pode fornecer pistas importantes sobre doenças, nutrição, obesidade e o funcionamento de medicamentos, de acordo com a equipe do Instituto de Pesquisa Genômica (TIGR, na sigla em inglês), de Maryland (EUA)."Somos de certa forma como um amálgama, uma mistura de bactérias e células humanas.

Algumas estimativas dizem que 90% das células no nosso corpo na verdade são bactérias", disse Steven Gill, ex-pesquisador do TIGR e agora cientista da Universidade do Estado de Nova York, por telefone.

"Somos totalmente dependentes desta população microbiana para o nosso bem-estar. Uma mudança dentro desta população, freqüentemente levando à ausência ou presença de micróbios benéficos, pode desencadear efeitos no metabolismo e o desenvolvimento de doenças como inflamações intestinais.

"Há muito tempo os cientistas sabem que pelo menos 50% das fezes humanas são constituídas de bactérias. Elas começam a colonizar o intestino e o cólon pouco depois do nascimento, e os adultos carregam até 100 trilhões de micróbios, de mais de mil espécies.Eles não estão lá só de carona. Ajudam os humanos a digerir o que comem, inclusive algumas vitaminas, açúcares e fibras. Também sintetizam vitaminas que as pessoas por si só não conseguem produzir.

"Os humanos evoluíram durante milhões de anos com estas bactérias, e elas realizam funções essenciais", disse Gill.Os cientistas seqüenciaram o DNA achado em fezes doadas por três adultos.

Descobriram que grande parte era o material genético de bactérias.Eles compararam as seqüências genéticas às de bactérias conhecidas e ao genoma humano, e descobriram que esse chamado microbioma do cólon --a soma do material genético do intestino grosso-- inclui mais de 60 mil genes, o dobro do encontrado no genoma humano."De todas as seqüências de DNA no material, apenas de 1% a 5% não era bacteriano", disse Gill.

"Ficamos surpresos."Eles também encontraram um número surpreendente de archaea, ou archaebactérias, que são geneticamente diferentes das bactérias, mas também são organismos unicelulares, normalmente encontrados em ambientes com condições extremas, como fontes termais.

Os doadores eram adultos saudáveis, que não haviam tomado antibióticos no período de um ano, pois esse tipo de medicamento perturba as bactérias do corpo.Gill disse que sua equipe agora pretende fazer uma comparação com as bactérias intestinais de diversas pessoas.

"O estudo ideal seria comparar 20, 30 pessoas de diferentes origens étnicas, diferentes dietas, se bebem, fumam, e assim por diante, porque acho que haverá diferenças notáveis", afirmou Gill.O próximo estudo, segundo o pesquisador, vai se debruçar sobre as bactérias da boca, onde há pelo menos 800 espécies.